A Profa. Maluh Barciotte é bióloga, mestre em Biologia e doutora em Saúde Pública e Ambiental. Mais do que uma pesquisadora e acadêmica, é uma ativista apaixonada pela vida e pelo cuidado que a mantém plena, tanto na natureza quanto na sociedade.
Trabalha desde a década de 90 com consumo responsável, sustentabilidade, ética e saúde integral e acredita profundamente que a formação profissional, em qualquer categoria, envolve também a sensibilização e capacitação para ações envolvendo valores e direitos humanos, individuais e coletivos.
Ela se apaixonou pelo Projeto Jovens Caminhos, por sentir que seus sonhos de uma pedagogia do afeto e de valorização do potencial de cada pessoa é uma realidade que pode ser construída a partir do respeito e do real engajamento do grupo em temas e desafios tão presentes no dia a dia de cada um.
Nas oficinas de valores éticos e cidadania realizou o sonho de poder contribuir, a partir de sua experiência de tantos anos, na ampliação do repertório de cada participante para a reflexão sobre temas atuais a partir de um olhar crítico e participativo desenvolvido em conjunto. Está feliz em poder conviver com um grupo de profissionais tão dedicados e estar junto com o Instituto Gea, instituição que viu nascer e admira.
É um sonho realizado poder ver conteúdos trabalhados em sala de aula transformados em arte nos muros das vizinhanças do Projeto Jovens Caminhos, assim como nos sites desenvolvidos como trabalhos finais, trazendo profundas reflexões sobre temas tão essenciais à melhoria da realidade brasileira.
Uma sociedade saudável, sustentável e responsável
Com a experiência desenvolvida na sua extensa vida profissional, assim como em seu doutorado e pós-doutorado em Saúde Pública e Ambiental acredita que a real necessidade da sociedade atual é o investimento em uma nova visão de mundo e em mudanças dos paradigmas que sustentam nosso cotidiano e nossos sonhos de bem viver. Acredita que o trabalho nesta direção é um investimento na cultura de uma nova sociedade e não apenas a busca de soluções ou reformas técnicas ou tecnológicas.
Continuar trabalhando com entusiasmo por uma sociedade onde cada pessoa possa contribuir para um mundo realmente saudável e ético, a partir de melhores escolhas, posturas críticas e éticas e por demandas responsáveis para as mais diversas instituições públicas e privadas é um compromisso assumido desde a juventude. É grata por poder vivenciar e transmitir na prática que sentido e o propósito de vida são os elos fortes que nos faz humanas e humanos e que nossa real riqueza está em “ser, participar e construir” e não em “ter, consumir e ostentar”.