Uma experiência real de pedagogia do afeto: investindo no presente e inspirando futuros

Eixo Temático: Inter e Transdisciplinaridade na Educação

Autoras: Maluh Barciotte e Ana Maria Luz – Instituto GEA

Palavras chaves: Educação; Pedadogia; Afeto

  1. Introdução

“Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias” Filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” (1996)

O filme “A Sociedade os Poetas Mortos é um ícone sempre lembrado quando se fala em desenvolvimento dos aspectos criativos e inovadores dentro de processos pedagógicos de ensino-aprendizagem e construção de conhecimentos essenciais à vida, O protagonista, professor Keating, inspira seus alunos a seguirem seus sonhos e a viverem suas vidas de forma extraordinária. A maneira como realiza seu trabalho envolve interação, afeto e uma postura crítica sobre o que está sendo estudado e quais as consequências pessoais, a partir desta ampliação dos conhecimentos e saberes.

Assim como neste filme clássico, criatividade, interação, inspiração e geração de sonhos e amplas expectativas de futuro são aspectos que se destacam no Projeto Jovens Caminhos, parceria do Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente (ONG Ambiental) com o LASSU – Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com recursos da Petrobras. Este projeto inovador une formação profissional com aprofundamento em temas contemporâneos, capacitando jovens e adultos de comunidades das periferias de Mauá e Santo André, região metropolitana de São Paulo, nas áreas de Informática e Artes.

Olhar sistêmico e pedagogia do afeto

Os conteúdos trabalhados envolvem tantos os aspectos técnicos do desenvolvimento em grafite e TI quanto aulas de cidadania, ética e meio ambiente, a partir de um olhar sistêmico e, principalmente, muita interação e acolhimento. Nestes encontros, em ambientes especialmente preparados para a realização das atividades teóricas e práticas, todos os dias são especiais.  Um clima de hospitalidade, lanches saborosos e uma infraestrutura de qualidade demostram o respeito com que o projeto Jovens Caminhos foi construído e é realizado.

Com relação ao projeto pedagógico, optou-se pelo identificado como Pedagogia do Afeto. Inúmeros dos nossos mais respeitados teóricos em educação evidenciam o afeto como essencial nos processos de ensino aprendizagem, formais e informais.

Segundo Jean Piaget, os processos cognitivos envolvem os dois aspectos, afetivo e racional, onde a afetividade funciona como a energia que move a ação, o agente motivador da atividade cognitiva. Enquanto a razão possibilita a identificação e a operacionalização capaz de resolver problemas do cotidiano, assim como encontrar coesão ou contradição entre eles, permitindo a construção de conhecimentos e posturas críticas e participativas (PIAGET, 1982).

Para Vigotski, destacado pesquisador das bases da educação, é fundamental a promoção de fortes conexões sociais, pois a construção do conhecimento ocorre a partir de um essencial processo de interação e percepção da realidade, onde é prioritário salientar o que o ser humano tem de melhor: sua criatividade, autonomia assim como sua condição de sujeito ativo e não de objeto a ser moldado (VIGOTSKI, 2019).

Já Paulo Freire revela em seu livro “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa” a importância dos pequenos gestos, palavras e olhares de respeito e de qualificação do professor com seus alunos. Assim todo processo pedagógico exitoso necessita de afeto, capacidade científica e técnica, além de respeito aos saberes dos alunos, criticidade, ética e estética (FREIRE, 2019). 

Podemos incluir ainda outro destacado filósofo contemporâneo, o biólogo chileno Humberto Maturana, cujos estudos reforçam como a construção de espaços de afeto e respeito, de escuta e compromisso com resultados e posturas críticas são essenciais no contato com adolescentes e mesmo com a população jovem adulta e adulta. A proposta de trabalho no dia a dia do Projeto Jovens Caminhos tem a felicidade e a alegria de confirmar e experienciar na prática estes componentes de sucesso, trabalhando com participantes a partir dos 16 anos, sem limite de idade ou discriminação de qualquer ordem (MATURANA, 2014).

Conteúdos envolvendo consumo responsável, recursos naturais e minimização de resíduos assim como direitos humanos, empreendedorismo e cidadania digital vão muito além de temas desenvolvidos de forma tradicional. Eles constituem uma estrutura sólida de caminhos possíveis de continuidade das carreiras e das bases da vida pessoal e participação social.

Um futuro de esperança para nossos jovens

Pietra Costa da Silva, aluna do curso de TI, no seu discurso de formatura usou palavras fortes para relatar o momento presente e os frutos do trabalho desenvolvido no Jovens Caminhos. Sintetiza a semente que inspirou o Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente e os projetos e ações desenvolvidos nos seus 25 anos de existência: ”Cada ação, por menor que seja é um passo em direção à transformação e acreditem cegamente que todos aqui possuem um potencial magnífico de transformação….aqui no Projeto somos chamados a sermos mais, a buscarmos mais, a aprendermos mais e a nos desafiarmos mais…”. Afeto com sentido e propósito e a busca da excelência são os caminhos que estes jovens nos inspiram a seguir e a continuar. São utopias possíveis e realizáveis em conjunto com parceiros e comunidades que nos recebem de forma carinhosa e acolhedora. A eles agradecemos e com eles celebramos a vida e o futuro.

Agradecimentos:

Agradecemos a PETROBRAS Petróleo Brasileiro pelo suporte financeiro ao projeto.

Referências Bibliográficas:

  1. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz & Terra; 74ª edição (23 setembro 2019), 144p.
  2. MATURANA, H.; ZOLLER, G. Amar e brincar: Fundamentos esquecidos humano. Palas Athena; 1ª edição (1 dezembro 2014), 264 p.
  3. PIAGET, J. O Nascimento da Inteligência na Criança. LTC; 4ª edição (1 maio 1982), 392 p.
  4. VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente, Martins Fontes; Edição padrão (10 maio 2019), 224 p.

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