A Organização das Nações Unidas define sustentabilidade como a satisfação das necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Também entende-se, o equilíbrio entre o consumo consciente dos recursos naturais, a promoção social para uma socieade mais justa e economicamente inclusiva.
O conceito de sustentabilidade foi disseminado em 2002, na conferência Rio+10 ou Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de orientar e chamar atenção da sociedade para as questões ambientais, a desigualdade social e o consumo desodernado.
Diante das catastrofes ambientais e sociedades desiguais, foi criada a Agenda 2030 com adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que visam a redução de impactos no ecosistema, mais equidade, erradicação da pobreza, cidades mais sustentáveis e a conscietização das nossas ações no mundo. Atualmente, 193 países assumiram o compromisso pautado em atitudes para um mundo melhor.
O Instituto Gea atua com 11 dos 17 ODS em todos os projetos parceiros.
Para saber mais, acesse.