Projeto Jovens Caminhos impulsiona jovem a seguir carreira na área de programação.

Ela nada entendia de programação. Depois do Projeto Jovens Caminhos, vai fazer um curso de Tecnologia da Informação na USP

Uma nova visão da tecnologia, para quem desconhecia até os principais comandos do teclado de um computador. Agora, Isabelle Alves da Silva só pensa em fazer carreira na área.

“Descobri que gosto de programação, e vou continuar. Isso foi incrível para mim”, diz a jovem de 18 anos, que concluiu o curso de Programação e Criação de Sites do Projeto Jovens Caminhos e já se inscreveu no Programa Paideia, uma especialização em desenvolvimento de software, com ênfase na linguagem de programação Python. A conexão com o Programa Paideia surgiu devido à parceria do Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) com o projeto, no curso de Programação de Criação de Sites, o que trouxe a disponibilização dessa oportunidade para seus participantes.

Moradora no Parque São Rafael, na Capital de São Paulo, Isabelle diz ter ficado surpresa com o curso gratuito de Programação do Projeto Jovens Caminhos, uma parceria entre Instituto GEA e Petrobras, realizado na cidade de Mauá, na Grande São Paulo, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Ela se formou em fevereiro de 2024, juntamente com outros 17 jovens.

Paciência e perseverança

“O curso me mostrou que tecnologia não é tão difícil, basta ter paciência e perseverança. Todos os alunos gostaram bastante e conseguiram ver a programação com outros olhos. Não tinha noção de nada sobre programação”, conta Isabelle, que quer seguir com formação na área de Exatas, em um curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Creio que é uma das melhores opções para quem está começando na área”, entende ela, que no Projeto Jovens Caminhos apreciou muito as aulas que envolviam a parte prática, como cálculos ou testar códigos.

Filha única e com 18 anos de idade, Isabelle Alves da Silva trabalha por enquanto com artesanato e papelaria, sua fonte de renda. A partir da especialização que fará no Paideia da USP, faz planos de ingressar no mercado de trabalho profissional e também saber mais sobre a linguagem Python.

O curso de Programação e Criação de Sites faz parte do Projeto Jovens Caminhos, saiba mais no site www.jovenscaminhos.institutogea.org.br.

Rolar para cima